Como Reparar Estores Avariados?

Estores

Os estores avariados podem gerar inúmeros transtornos, como o desconforto térmico e a invasão do ambiente com os raios solares. Existem muitos tipos de estores e possibilidades diferentes de avarias, em algumas situações pode ser que você tenha que chamar por um técnico especializado, porém na maioria dos casos é possível que você mesmo resolva o seu problema.
Separamos algumas situações corriqueiras que podem afetar o funcionamento do seu estore e formas de corrigi-las. Veja algumas:

Estores de lâminas

Esse tipo de estore é bastante comum e pode sofrer algumas avarias ao longo dos anos que podem ser fáceis de serem consertadas. O principal item que deve considerar é em relação aos comandos de abertura e orientação que devem ser, sempre, mantidos limpos para não emperrarem.

Caso esteja com um cordão estragado, troque por um novo imediatamente, antes que ele se parta. Afinal, um cordão partido é muito mais difícil de ser substituído.
Outra maneira de manter os seus estores laminados sempre a funcionar é procedendo com a limpeza constante e adequada. O pó, a gordura ou outras sujidades podem deixar seu estore com uma aparência envelhecida, além de aumentarem as chances de mau funcionamento.

1. Lâminas que necessitam ser substituídas:

Esta é uma avaria relativamente corriqueira em relação a esse tipo de estores, pois as lâminas, com o passar dos anos, podem se torcerem ou se partirem.
Caso esteja a enfrentar esse problema, inicie o processo retirando as lampas laterais (ou topes) da régua de base. Em seguida, retire a capa da régua de modo a deixar fácil o trabalho com as extremidades do cordão de abertura.
Vá desfazendo os nós do cordão e puxando-os através das lâminas. Quando atingir a lâmina estragada, retire-a e substitua por uma nova. Então, enfie novamente o cordão pelos furos das lâminas, passando-as de maneira alternada por dentro e por fora dos pedaços de cordão que servem como suporte para as lâminas (conhecido como ‘escada’) até atingir a régua. Depois, finalize colocando a capa e os toques de régua.
Pronto, agora já possui um estore com todas as lâminas a funcionar de maneira adequada.

2. O cordão está partido, e agora?

Como dissemos no início do texto, substituir os cordões partidos é mais difícil do que quando eles estão apenas pouco avariados, porém essa não é uma tarefa impossível.
Para realiza-la é preciso ter acesso a calha que fica dentro da caixa do topo, para, assim, poder meter um cordão novo. Os cordões, em geral, passam por sobre carretos que se situam em cima da ranhura do travão ou trincador e ao longo da calha do topo.
Assim, passe um dos cordões pelos furos próximo a uma das extremidades das lâminas e o outro pelo conjunto de furos, tecendo-os de forma alternada nos fios da escada.
Para finalizar, torne a colocar a capa e os topes de régua de base após ter dado alguns nós nas extremidades do cordão. Em seguida, teste o funcionamento do cordão novo no estore.

3. O cordão está estragado, como proceder?

Caso o seu cordão ainda não tenha se partido, mas se mostre avariado, então é necessário substituí-lo imediatamente para evitar problemas maiores. A boa notícia é que, neste caso, pode se fazer a substituição do cordão sem a necessidade de se retirar o estore da janela.
Comece segurando o cordão dobrado que serve de comando de abertura – e que fica pendurado ao lado do estore-. Depois, corte as duas partes cerca de 15 centímetros acima da volta. Em alguns casos é possível que a volta do cordão esteja enfiada dentro da régua através de um furo no tope. Alguns estores são equipados com um dispositivo capaz de nivelar as lâminas que funciona tal qual uma fivela de cinto e fica enfiado no cordão.
Se o seu estore possuir esse dispositivo, deslize o nivelador para fora do cordão antes de cortar. Então, prenda o cordão novo ao antigo com uma fita adesiva. Em seguida, abra a régua da base e puxe as extremidades do cordão antigo até que o novo passe e seja possível dar nós semelhantes aos do cordão antigo.

4. Como proceder com a limpeza adequada dos estores laminados?

Como dissemos é muito importante que você proceda com a limpeza adequada dos seus estores de lâminas para que o mesmo dure por mais tempo.
No geral, manter limpo os estores laminados é muito simples, basta apenas usar um espanador para retirar as partículas de poeiras que podem ficar alojadas nas lâminas.
Para não perder muito tempo, feche todas as lâminas em uma só direção e então espane todas ao mesmo tempo. Em seguida, retorne as lâminas no sentido contrário e repita a operação.
O ideal é proceder com a limpeza regularmente, sobretudo em locais com muita poluição ou acúmulo de gordura.
Agora, se o seu estore possui sujidades e gorduras, então você deverá usar um pano macio para retirar toda a sujidade superficial antes de espaná-lo. Outra boa ideia é calçar uma meia velha em sua mão, assim poderá alcançar pontos de difícil acesso e garantir que o seu estore sempre ficará limpo. O uso do vinagre é bastante indicado neste processo.
Além disso, deve tomar alguns cuidados para não danificar o seu estore, como:
– evitar molhar o cordão escada que funciona como suporte das lâminas, pois ele poderá apodrecer
– sempre secar muito bem as lâminas depois de molhadas
– não usar detergente ou outros produtos abrasivos que podem desgastar a pintura das lâminas.

Estores de rolo

1. Como ajustar a tensão?

Se está a enfrentar dificuldades na hora de enrolar o seu estore, pode ser alguma questão envolvendo a tensão do mesmo. Para isso, desça o estore até o meio, retire-o dos suportes e enrole-o no rolo até o final. Em seguida, coloque-o de volta no lugar e desça até o fundo.
Caso ele continue a não enrolar de forma completa, repita a operação até obter uma tensão adequada. Algumas vezes, pode ser necessário dar uma volta ou duas no pino de encaixe antes de colocar novamente o rolo no suporte.

Deixe um comentário

Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh